Império
Uma empresa com 45 anos de história tem muito mais coisa feita do que dita.
Neste projeto, buscamos nas origens da empresa e descobrimos a sua propriedade.
Cliente
CATEGORIA
DATA
2022
Contexto
Fundada em 1977, a Império Materiais de Construção é uma rede de lojas que atua na região dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Inicialmente, o desafio era modernizar a identidade visual, e durante o processo, percebeu-se que estávamos tratando de um resgate.
Na fase de pesquisa, identificamos que a identidade visual atual não fazia jus ao nome da empresa e que precisaríamos trazer mais força para o projeto.
Com diversos pontos de contato, a marca precisava de ser flexível e versátil para funcionar de maneira eficiente em fachadas, veículos, uniformes, etiquetas, papelaria, brindes, redes sociais, etc.
O resultado final, fez com que o símbolo da Império, também se tornasse um produto.
Evolução
ou revolução?
Em redesign, costumamos falar em revolução ou evolução, mas esse trabalho nunca é só sobre a identidade visual, ele é sobre a marca como um todo. E esse entendimento, foi fundamental para a evolução do projeto.
Com mais de 15 anos, a logo vigente tinha um símbolo que permitia duas interpretações: uma casa vista de frente e uma mercearia em perspectiva. Em nenhuma das leituras, o símbolo representava bem a empresa ou fazia qualquer associação ao nome.
"Havia um vazio entre o nome e a identidade visual.
Definição &
Composição
Nesse projeto, utilizei ingredientes da metodologia Ana Couto, apresentada no curso “Branding Aplicado”. A investigação do negócio integrando marca, negócio e comunicação, tornou o processo criativo fluido e ajudou o cliente no direcionamento e entrega de informações críticas para o projeto.
Nas conversas, descobrimos muito sobre o negócio, mas destaco aqui, as informações relevantes para a solução gráfica:
- O primeiro nome foi Império dos Azulejos.
- A primeira logo tinha o nome pintado e o símbolo era um azulejo português real (na placa bandeira).
- O fundador, Seu Tim, na busca por inovação, comprava azulejos brancos e ia de carro de Teófilo Otoni até Belo Horizonte, para que um artista plástico pintasse um a um.
- Até hoje é reconhecida como antiga Império dos Azulejos por vários clientes.
A ideia do azulejo ser o ingrediente proprietário da empresa foi o que fez com que esse redesign não fosse uma evolução e nem uma revolução, mas sim, um resgate.
Padrão
Império dos Azulejos
Com estrutura quadrática, o símbolo se tornou, sem alteração de forma, no rapport do padrão visual da marca. Criando um sistema visual que se destaca por ser:
- Flexível: Indo desde um pequeno souvenir até uma grande parede.
- Vivo: funcionando com qualquer aplicação de cor e preservando sua contraforma.
- Proprietário: é o mais do que símbolo da Império, esse é o azulejo da Império.
Logo
Principal
O redesign da identidade visual da Império, trouxe uma releitura de um símbolo antigo da marca. Com a definição de objetivos, pesquisa de mercado e análise de concorrência, descobrimos o que manter (cor), o que perder (generalíssimo) e o que somar (propriedade) no visual da marca.
Estrategicamente, atualizamos os tons de verde (cor principal) da paleta de cores e adicionamos o amarelo ouro para o símbolo.
Acompanhando a transformação, desenvolvemos um logotipo que equilibra de forma elegante o espaçamento entre-letra e peso visual.
Aplicações &
Ferramentas
Com interseção nítida entre o design gráfico, têxtil e revestimentos, os desdobramentos de materiais ganharam personalidade de forma natural, elegante e proprietária.