Leonardo Rotsen
A arquitetura não consiste apenas em preencher o vazio de um espaço, mas também em valorizar o vazio nele existente.
Neste projeto, buscamos representar o escritório Leonardo Rotsen Arquitetura por meio de conceitos fundamentais.
Cliente
CATEGORIA
DATA
2022
Contexto &
Desafios
Desde 2004 no mercado, o escritório de arquitetura Leonardo Rotsen é reconhecido pelo desenvolvimento de projetos de alto padrão. Além de atender clientes no Brasil e fora, o escritório também participa de eventos como Casa Cor e Modernos e Eternos e trabalha em conjunto com grandes construtoras em todo o Brasil.
A criação da identidade visual corporativa do escritório, trouxe como desafio central a criação de um símbolo que representasse o escritório com o estilo moderno do arquiteto. Ressalta-se que o “moderno” aqui, se refere tanto à contemporaneidade quanto ao movimento modernista, ambos presentes na linguagem do profissional.
Vídeo do conceito e processo por trás da nova logo do escritório.
Diferencial
O projeto se distingue pelo seu peso visual, contraste, aplicação da gestalt e nítido uso formas básicas na composição gráfica do símbolo e padrão, ingredientes que vão de encontro com a personalidade do escritório.
Ponto de partida
O conceito central do símbolo da marca Leonardo Rotsen nasceu do estudo das plantas baixas. Nelas observamos como o campo negativo representa o espaço vazio no projeto arquitetônico e como é indispensável para compreensão do todo.
A partir dessa compreensão, o conceito de fechamento da Gestalt e outros ingredientes como contraforma, respiro, margem, passagem, etc vieram a tona e nos assessoraram no desenvolvimento.
Imersão
Entramos do mundo da arquitetura e nos deparamos com o várias obras. Destacamos Palácio da Alvorada, de Oscar Niemeyer e o projeto do escritório para a Cibele Andrade Jóias, que de forma elegante, usa de portais com arco redondo e mobiliário com linhas orgânicas.
“Portas e janelas sempre grande peso representativo dentro o segmento e este estilo de portal, o com arco, é atemporal na arquitetura.”
Definição &
Composição
Com esses pilares conceituais, formas básicas (um quadrado e um circulo) e um pouco de respiro, nasceu o símbolo que representa a inicial R do sobrenome do arquiteto.
Da mesma origen, vieram os desdobramentos da marca, a exemplo de seus padrões visuais, que mostra sutilmente a referência do Palácio da Alvorada e aos portais com arco.
Padrão principal.
Padrão
Alvorada
O símbolo de marca poder gerar incontáveis padrões gráficos devido a sua simplicidade compositiva. O padrão principal é uma brincadeira entre as colunas do Palácio da Alvorada e o símbolo do escritório e recebeu este nome como uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.
Composição do logo.
Logo
Principal
O escritório já possuía logotipo sem espaçamento entre palavras. A diferenciação de peso entre nome e sobrenome era o que distinguia o logo. Mas tamanhos pequenos, não funcionava bem.
Como cor, utilizavam o amarelo ouro, e por não ter código das cores, não tinha consistência nos materiais.
Acompanhando a evolução da marca, preservamos características do logo (em uso desde 2004), atualizamos a tipografia, paleta de cores, definimos os acabamentos, uso correto e aplicações artísticas.
Composição do logo.
Motion design.
Aplicações &
Ferramentas
Além do institucional, estudamos os principais pontos de contato que o escritório tem com os stakeholders. Para manter a marca consistente, desenvolvemos os materiais de uso diário com a nova identidade e adaptamos as ferramentas já utilizadas no escritório (Power Point, AutoCad, etc.)